segunda-feira, 18 de março de 2013

Síntese - Tema 1

Pessoal,nas próximas postagens estamos disponibilizando as sínteses elaboradas pelos grupos do trabalho de Geografia:

Tema 1:


Problemas ambientais globais
Desde o surgimento do ser humano na África vem sendo provocados impactos ambientais. Na quela época estes impactos não eram tão significativos já que a tecnologia era pouca. A partir da revolução industrial dos séculos XVIII e XIX os impactos ambientais atingiram a escala global. A super população vem cada vez mais depredando o planeta Terra.
O efeito estufa é responsável pela existência da Terra. Ele retêm  radiações infra-vermelhas nas baixas camadas da Terra elevando a temperatura. A retenção do calor é feita por vapor de água, dióxido de carbono, metano etc. Sem esse gases a temperatura da Terra seria muito baixa e o calor emitido pelo Sol se despersaria.
O efeito estufa tem se tornado perigoso pois a queima de combustíveis fosséis, queimadas em florestas e aumento exagerado  da emissão dos gases do efeito estufa está tornando a Terra um lugar muito quente. A temperatura vem aumentando exageradamente o que pode gerar derretimento de geleiras e icebergs e afetar a circulação geral da atmosfera mudando o regime de chuvas.
A água
A água é essencial para a sobrevivência das espécies na Terra. Porém, só podemos consumir a água doce, e apesar de ¾ da superfície da Terra ser coberta por água, ela está acabando. A parte de água doce é correspondente a 2,5% desse total. Mas a parte que podemos consumir, ou seja, a parte que não está nos pólos ou em lençóis freáticos, é apenas 1%, que se concentra nos rios e lagos.
O ciclo hidrológico global é o que controla a oferta de água, pois quase toda a água que o humano utiliza é doce.
No processo natural, a água doce é fornecida somente pelas chuvas, rios e lagos, e , em parte, pelas águs continentais.
Portanto, a quantidade máxima de água doce natural que podemos pensar em utilizar, é aquela fornecida aos continentes pelas precipitações(chuvas).
A água é um bem precioso: quem pode ter acesso a ela?
Até pouco tempo, a maioria das pessoas nos EUA pensava que o abastecimento de água estava garantido. Análises científicas mostram que com a grande demanda e a quantidade de água disponível, muitas áreas do país vão sofrer escassez de água. As carências criarão conflitos entre os setores consumidores na disputa de direito ao abastecimento.
Nos últimos anos, secas amplamente noticiadas e as restrições legais ao uso de água alertaram os EUA que eles enfrentam um problema de abastecimento de água. O envolvimento do público aumenta e diminui á medida que os períodos de seca e abundância de chuvas se alteram com isso os governos não tomam providencias necessárias para urgência do caso. Aqui, alguns fatores que devem ser ponderados:
-  Podemos sobreviver com 2 litros de água por dia. Nos EUA esse consumo, considerando todos os setores consumidores, é de 6000 mil litros per capta.
-  A indústria usa cerca de 38%, e a agricultura, 43% da água dos reservatórios do país.
-  O doméstico per capta nos EUA  é duas ou três vezes maior do o na Europa, onde consumidores pagam mais pela água.               
- A maneira de aumentar o abastecimento de água, assim como a construção de barragens, reservatórios e poços é agora bem cara, pois a maioria dos locais, já foram utilizados. A avaliação de muitos fatores tem causado o adiantamento ou a rejeição das propostas de construção de novas barragens.
- A água doce usada nos EUA retorna ao ciclo hidrográfico, mas pode retornar a reservatórios que não sejam para o uso-humano, e sua qualidade pode estar degradada. Depois da irrigação, a água se torna mais salgada e fica contaminada com pesticidas. As águas poluídas chegam ao oceano.
- As mudanças climáticas podem ocasionar a redução das chuvas no Oeste, acentuando os problemas dessa região e necessitando de soluções ainda mais urgentes.


Grupo: Antônio Vitor, Clarissa Araújo, Ariel Estevam e Gabriel Viana.




Sem comentários:

Enviar um comentário