segunda-feira, 18 de março de 2013

Síntese - Tema 3


Tema 3

Grupo:
Ana Beatriz 
Ana Esther
Ana Luiza Coelho 
Anna Luisa Guimarães 

Contaminação da água:

Além do uso e da distribuição da água, é importante destacar os casos de contaminação e o não tratamento da água. A contaminação industrial em áreas urbanas, como por exemplo a liberação de resíduos tóxicos em rios, é mais fácil de ser controlada, pois facilita a fiscalização de órgãos de controle ambiental. Já em áreas rurais, esse controle é mais difícil, em especial em um país como o Brasil, que tem latifúndios nos quais é impossível de se entrar sem a autorização do dono.

Tratamento da Água:
Água é fundamental para a vida humana, mas deve ser uma água saudável, tratada. A questão é que nem toda a população tem acesso a essa água, que tem um custo. A contaminação da água nem sempre é visível, por isso, por segurança deve ser sempre utilizada a água tratada. Quanto mais limpo for um rio, e melhor for sua qualidade, melhor também será o tratamento dessa água, assim como custará menos. Com isso, são excelentes ganhos para a população. No tratamento ocorrem os processos de filtragem, adição de produtos químicos, floculação, decantação, filtragem, reservação na estação de tratamento e enfim a distribuição para os bairros.

Distribuição da Camada de Ozônio:
Na estratosfera há um gás muito importante chamado Ozônio, que forma uma camada que protege a Terra, filtrando os raios ultravioleta (UV, provenientes do Sol e que provocam danos como câncer na pele e catarata nos olhos humanos, defeitos genéticos em plantas e animais, além do envelhecimento precoce e a redução de plantas alimentícias).
Esta camada vem sendo destruída, causando grande preocupação. Uma das grandes razões dessa destruição é a emissão de gases CFCs (cloro-flúor-carbono), usados principalmente em sistemas de refrigeração e produção de aerossóis solventes. O maior buraco encontrado na camada de ozônio foi encontro em 2000 na Antártida e é cerca de três vezes maior que o Brasil.

Chuva Ácida:
É formada por gotas de água carregadas de ácidos nítrico e sulfúrico. Resulta de reações químicas ocorrentes na atmosfera, devido ao enxofre liberado por chaminés de usinas termelétricas e siderúrgicas, queima de carvão e automóveis.
A chuva ácida não é forte o suficiente para lesar a pele humana, mas causa danos em rochas, tecidos, metais, pinturas, monumentos de pedra, esculturas ao ar livre e organismos delicados. No Canadá, nordeste dos EUA e na Escandinávia, a chuva ácida causou morte em massa de peixes, ao acidificar lagos e rios.
As áreas mais afetadas pela chuva ácida são as mais industrializadas, com maior liberação de enxofre, destacando os EUA e Europa.


Sem comentários:

Enviar um comentário