segunda-feira, 18 de março de 2013

Síntese - Tema 4


Tema 4:
Problemas Ambientais Urbanos
Em primeiro lugar, independentemente dos tipos (Poluentes de ar, resíduos químicos, dejetos dos esgotos, sonoros, luminosos, radioativa, térmica, etc.), a poluição é resultado da ação direta ou indireta do homem, por meio da liberação de substâncas (LIXO). Esses problemas atingi à qualidade de vida da população e ao seu Meio Ambiente.
Em segundo lugar, a poluição é uma característica de desequilíbrio do Meio Ambiente que pode levar a extinção de recursos naturais e que pode levar ao desaparecimento de plantas e animais, além de prejudicar á saúde humana e as atividades econômicas.
Isso acontece porque devemos encarar a questão do Meio Ambiente, de maneira mais ampla, compreendendocomo surgem os problemas para saber como eles podem ser evitados.
No Brasil é raro o reaproveitamento ou reciclagem do lixo ( o lixo cresceu com a afluência da população. Segundo o último Censo, divulgado no final do ano passado, o índice do lixo recolhido pelas prefeituras passou de 77% em 2000 para 93% em 2010. Um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado em maio, revela que dos quase 62 milhões de toneladas de lixo geradas em 2011, mais de 23 milhões de toneladas seguiram para lixões e aterros, com riscos de contaminação ambiental. Parte do material decomposto se infiltra no solo e pode chegar ao lençol fréatico. Também produz gases e atrai animais, como ratos e urubus.”Com o aumento do poder de compra, houve o crescimento da quantidade de lixo”, afirma Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe. Cada brasileiro gera eme média 381 quilos de material descartado por ano. É mais de 1 quilo por dia. Ainda é menos que os 2 quilos anuais de um americano. Mas estamos caminhando nessa direção.), pois a maioria de nós não sabemos reconhecer o impacto de nossas decisões de consumo no Ambiente em que vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário