segunda-feira, 18 de março de 2013

Síntese - Tema 6

Tema 6:

Desmatamento
O desmatamento ocorre como resultado de:
- Extração de madeira;
- implantação de projetos agropecuários;
- instalação ou expansão de garimpos;
- construção de usinas hidroelétricas;
- incêndios que colaboram pra aumentar a concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera;
- queimadas e técnicas rudimentares de cultivo feitas principalmente em países pobres;
Entre as consequências do desmatamento podemos citar o impacto direto da chuva com o solo que acelera a erosão e leva sedimentos aos rios, provocando assoreamento. Sem as florestas a água escoa rápida e se infiltra no solo, o que ocasionaria uma diminuição no lençol freático. A extinção em massa de espécies vegetais e animais, ou seja, a perda da biodiversidade, bem como as alterações climáticas são outros problemas ligados ao desmatamento.
Agrotóxicos
Os agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura para o controle de alguns tipos de pragas que afetam a plantação. Porém esse tipo de pesticida anda afetando a população e o meio ambiente.
Segundo o professor e médico Ângelo Trapé, coordenador do programa de vigilância da saúde das populações expostas a agrotóxicos da Unicamp, 1,5 milhões de trabalhadores rurais no Brasil são atingidos por problemas de saúde devido a exposição de agrotóxicos.
Isso acontece devido à falta de equipamentos adequados para proteção, como luvas, máscaras e aventais. A exposição aos agrotóxicos pode causar doenças crônicas, cânceres e doenças no sistema nervoso central.

Os Transgênicos
Transgênicos são os produtos geneticamente modificados. Existe uma polêmica entre cientista e ambientalistas a respeito dos produtos transgênicos. Para os cientistas, os alimentos transgênicos podem conter mais nutrientes e ser mais resistentes as pragas. Os ambientalistas reagem contra a produção de transgênicos por temerem que a transferência de genes de uma espécie para outra posso provocar uma contaminação do ecossistema e comprometer a biodiversidade.

Degradação do solo e sua conservação
Dos recursos naturais existentes no planeta o solo é um dos mais instáveis quando modificado com a retirada da sua camada protetora. A erosão causada pelo desmatamento intensivo para a abertura de novas áreas de plantio é um grande problema. O desmatamento de encostas e margens de rios, as queimadas e o uso inadequado de maquinários e implementos agrícolas aceleram o processo erosivo isto ocorre de modo moderado em um solo em coberto, sendo essa erosão chamada de geológica ou normal. Uma vez modificado para cultivo ou desprovido de sua vegetação originaria, tem inicio a erosão, capaz de remover mil vezes mais do que esse mesmo solo estivesse coberto. Por ano o Brasil perde aproximadamente 500 milhões de toneladas de solos por causa da erosão. O arrastes de partículas constituintes do solo se dá pela ação de Fatores naturais, como águas, vento e ondas, que são tipos de erosão, alem da própria erosão geológica normal que tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário