segunda-feira, 25 de março de 2013

Tarefas para 25/03/2013

Pessoal, para amanhã temos tarefas apenas de Geografia: págs. 53 (Leitura, Vocabulário, Interpretação e Grifos à lápis) e exercícios n°s 3 e 4, pág. 54 (L, V, I, G) e 55 (L, V, I, G) e exercícios n°s 1 e 2, além de levar as provas em dupla e individual coladas e assinadas no caderno.

                                                

domingo, 24 de março de 2013

Tarefas para 24/03/2013

Pessoal, até que enfim terminamos a semana de provas e esperamos que todos tenham ido bem!

Para amanhã temos tarefas de:

  • História: págs. 48, 50, 54 e 55;
  • Português: questões 8 e 9.

                                     

terça-feira, 19 de março de 2013

Sugestões de Camisas para Formatura

Pessoal, como foi pedido encontramos algumas sugestões de camisas criativas para a formatura. Quem tiver outras sugestões é só mandar pro nosso e-mail isap9ano@hotmail.com ou postar no grupo da turma no Facebook.


















Tarefas para 20/03/2013

Pessoal, para amanhã temos que levar as avaliações de Ciências e Português assinadas. Além disso, como tarefa de Ciências temos que fazer as atividades das págs. 42 a 45.

Amanhã também temos Avaliação Parcial de Inglês, e a matéria inclui as lições 1 e 2 da Unidade 1 (Simple Present e Present Continuous).

Excelente prova para todos!

                              

segunda-feira, 18 de março de 2013

Tarefas para 19/03/2013

Pessoal, para amanhã temos apenas tarefa de Matemática: págs. 41 e 42.

Além disso, temos Avaliação Parcial de Geografia, sobre o conteúdo contido nos dois primeiros capítulos do livro, além de cartografia.

Excelente avaliação para todos!

                               

Síntese - Tema 6

Tema 6:

Desmatamento
O desmatamento ocorre como resultado de:
- Extração de madeira;
- implantação de projetos agropecuários;
- instalação ou expansão de garimpos;
- construção de usinas hidroelétricas;
- incêndios que colaboram pra aumentar a concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera;
- queimadas e técnicas rudimentares de cultivo feitas principalmente em países pobres;
Entre as consequências do desmatamento podemos citar o impacto direto da chuva com o solo que acelera a erosão e leva sedimentos aos rios, provocando assoreamento. Sem as florestas a água escoa rápida e se infiltra no solo, o que ocasionaria uma diminuição no lençol freático. A extinção em massa de espécies vegetais e animais, ou seja, a perda da biodiversidade, bem como as alterações climáticas são outros problemas ligados ao desmatamento.
Agrotóxicos
Os agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura para o controle de alguns tipos de pragas que afetam a plantação. Porém esse tipo de pesticida anda afetando a população e o meio ambiente.
Segundo o professor e médico Ângelo Trapé, coordenador do programa de vigilância da saúde das populações expostas a agrotóxicos da Unicamp, 1,5 milhões de trabalhadores rurais no Brasil são atingidos por problemas de saúde devido a exposição de agrotóxicos.
Isso acontece devido à falta de equipamentos adequados para proteção, como luvas, máscaras e aventais. A exposição aos agrotóxicos pode causar doenças crônicas, cânceres e doenças no sistema nervoso central.

Os Transgênicos
Transgênicos são os produtos geneticamente modificados. Existe uma polêmica entre cientista e ambientalistas a respeito dos produtos transgênicos. Para os cientistas, os alimentos transgênicos podem conter mais nutrientes e ser mais resistentes as pragas. Os ambientalistas reagem contra a produção de transgênicos por temerem que a transferência de genes de uma espécie para outra posso provocar uma contaminação do ecossistema e comprometer a biodiversidade.

Degradação do solo e sua conservação
Dos recursos naturais existentes no planeta o solo é um dos mais instáveis quando modificado com a retirada da sua camada protetora. A erosão causada pelo desmatamento intensivo para a abertura de novas áreas de plantio é um grande problema. O desmatamento de encostas e margens de rios, as queimadas e o uso inadequado de maquinários e implementos agrícolas aceleram o processo erosivo isto ocorre de modo moderado em um solo em coberto, sendo essa erosão chamada de geológica ou normal. Uma vez modificado para cultivo ou desprovido de sua vegetação originaria, tem inicio a erosão, capaz de remover mil vezes mais do que esse mesmo solo estivesse coberto. Por ano o Brasil perde aproximadamente 500 milhões de toneladas de solos por causa da erosão. O arrastes de partículas constituintes do solo se dá pela ação de Fatores naturais, como águas, vento e ondas, que são tipos de erosão, alem da própria erosão geológica normal que tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.

Síntese - Tema 5


Tema 5: 
Ilha de Calor

Uma das alterações ambientais que a industrialização acarreta é o microclima, chamado Clima Urbano. O clima dessa área depende de condições climáticas, planetárias e fatores locais, embora sua importância seja restrita a áreas pequenas. Daí o nome microclima.
Os fatores responsáveis pela elevação térmicasão o aumento do nível de Gás Carbônico, asfaltamento das ruas que dificulta a infiltração das águas de chuva, ausência de vegetação, e muitos prédio que formam ‘’Ilhas de Calor’’.

Inversão Térmica

 A inversão térmica é uma condição meteorológica. É quando o ar quente se sobrepõe ao ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, fazendo com que os poluentes se mantenham próximo da superfície. São mais frequentes no inverno, e em lugares com grande número de indústrias e de circulação de veículos, que podem ocasionar problemas de saúde. 

Síntese - Tema 4


Tema 4:
Problemas Ambientais Urbanos
Em primeiro lugar, independentemente dos tipos (Poluentes de ar, resíduos químicos, dejetos dos esgotos, sonoros, luminosos, radioativa, térmica, etc.), a poluição é resultado da ação direta ou indireta do homem, por meio da liberação de substâncas (LIXO). Esses problemas atingi à qualidade de vida da população e ao seu Meio Ambiente.
Em segundo lugar, a poluição é uma característica de desequilíbrio do Meio Ambiente que pode levar a extinção de recursos naturais e que pode levar ao desaparecimento de plantas e animais, além de prejudicar á saúde humana e as atividades econômicas.
Isso acontece porque devemos encarar a questão do Meio Ambiente, de maneira mais ampla, compreendendocomo surgem os problemas para saber como eles podem ser evitados.
No Brasil é raro o reaproveitamento ou reciclagem do lixo ( o lixo cresceu com a afluência da população. Segundo o último Censo, divulgado no final do ano passado, o índice do lixo recolhido pelas prefeituras passou de 77% em 2000 para 93% em 2010. Um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado em maio, revela que dos quase 62 milhões de toneladas de lixo geradas em 2011, mais de 23 milhões de toneladas seguiram para lixões e aterros, com riscos de contaminação ambiental. Parte do material decomposto se infiltra no solo e pode chegar ao lençol fréatico. Também produz gases e atrai animais, como ratos e urubus.”Com o aumento do poder de compra, houve o crescimento da quantidade de lixo”, afirma Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe. Cada brasileiro gera eme média 381 quilos de material descartado por ano. É mais de 1 quilo por dia. Ainda é menos que os 2 quilos anuais de um americano. Mas estamos caminhando nessa direção.), pois a maioria de nós não sabemos reconhecer o impacto de nossas decisões de consumo no Ambiente em que vivemos.

Síntese - Tema 3


Tema 3

Grupo:
Ana Beatriz 
Ana Esther
Ana Luiza Coelho 
Anna Luisa Guimarães 

Contaminação da água:

Além do uso e da distribuição da água, é importante destacar os casos de contaminação e o não tratamento da água. A contaminação industrial em áreas urbanas, como por exemplo a liberação de resíduos tóxicos em rios, é mais fácil de ser controlada, pois facilita a fiscalização de órgãos de controle ambiental. Já em áreas rurais, esse controle é mais difícil, em especial em um país como o Brasil, que tem latifúndios nos quais é impossível de se entrar sem a autorização do dono.

Tratamento da Água:
Água é fundamental para a vida humana, mas deve ser uma água saudável, tratada. A questão é que nem toda a população tem acesso a essa água, que tem um custo. A contaminação da água nem sempre é visível, por isso, por segurança deve ser sempre utilizada a água tratada. Quanto mais limpo for um rio, e melhor for sua qualidade, melhor também será o tratamento dessa água, assim como custará menos. Com isso, são excelentes ganhos para a população. No tratamento ocorrem os processos de filtragem, adição de produtos químicos, floculação, decantação, filtragem, reservação na estação de tratamento e enfim a distribuição para os bairros.

Distribuição da Camada de Ozônio:
Na estratosfera há um gás muito importante chamado Ozônio, que forma uma camada que protege a Terra, filtrando os raios ultravioleta (UV, provenientes do Sol e que provocam danos como câncer na pele e catarata nos olhos humanos, defeitos genéticos em plantas e animais, além do envelhecimento precoce e a redução de plantas alimentícias).
Esta camada vem sendo destruída, causando grande preocupação. Uma das grandes razões dessa destruição é a emissão de gases CFCs (cloro-flúor-carbono), usados principalmente em sistemas de refrigeração e produção de aerossóis solventes. O maior buraco encontrado na camada de ozônio foi encontro em 2000 na Antártida e é cerca de três vezes maior que o Brasil.

Chuva Ácida:
É formada por gotas de água carregadas de ácidos nítrico e sulfúrico. Resulta de reações químicas ocorrentes na atmosfera, devido ao enxofre liberado por chaminés de usinas termelétricas e siderúrgicas, queima de carvão e automóveis.
A chuva ácida não é forte o suficiente para lesar a pele humana, mas causa danos em rochas, tecidos, metais, pinturas, monumentos de pedra, esculturas ao ar livre e organismos delicados. No Canadá, nordeste dos EUA e na Escandinávia, a chuva ácida causou morte em massa de peixes, ao acidificar lagos e rios.
As áreas mais afetadas pela chuva ácida são as mais industrializadas, com maior liberação de enxofre, destacando os EUA e Europa.


Síntese - Tema 2


Tema 2:

Grupo: Júlia Lima, Letícia Braga, João Victor e Igor.

Hidrologia e o Clima (Júlia)
O fator que exerce a mais forte influência na hidrologia local é o clima, que engloba Temperatura e precipitação (chuvas).
Em regiões de clima quente as chuvas são constantes durante todo o ano, já em regiões de clima árido ou semiárido quente raramente chove.
Pessoas que vivem em áreas frias contam com a água de degelos (neve e geleiras). Em algumas regiões do mundo as estações de chuvas intensas são chamadas de monções.
*Se o aquecimento global continuar nas proporções atuais pode ocasionar no aumento do nível do mar resultando na salinização de áreas antigamente de água doce.

Água subterrânea (João Victor)
A água subterrânea forma-se quando as gotas de chuva se infiltram no solo e em outros materiais superficiais não consolidados, penetrando ate em rachaduras e fendas do substrato rochoso; As camadas que armazenam e transmitem água subterrânea em quantidade suficiente para o abastecimento são chamadas de aquíferos.

Água subterrânea (Igor)
Rio efluente: Corrente que recebe água a partir da água subterrânea.
Rio Influente; Um rio ou parte dele que efetua a descarga d’água, por meio do leito.
Aquífero Guarani (Letícia)
É um dos maiores reservatórios de água doce do mundo, é como uma esponja gigante de arenito, uma rocha porosa e absorvente, confinada sob centenas de metros de rochas impermeáveis, o aquífero guarani é recarregado nas áreas em que a rocha porosa chega à superfície e absorve a água.

Síntese - Tema 1

Pessoal,nas próximas postagens estamos disponibilizando as sínteses elaboradas pelos grupos do trabalho de Geografia:

Tema 1:


Problemas ambientais globais
Desde o surgimento do ser humano na África vem sendo provocados impactos ambientais. Na quela época estes impactos não eram tão significativos já que a tecnologia era pouca. A partir da revolução industrial dos séculos XVIII e XIX os impactos ambientais atingiram a escala global. A super população vem cada vez mais depredando o planeta Terra.
O efeito estufa é responsável pela existência da Terra. Ele retêm  radiações infra-vermelhas nas baixas camadas da Terra elevando a temperatura. A retenção do calor é feita por vapor de água, dióxido de carbono, metano etc. Sem esse gases a temperatura da Terra seria muito baixa e o calor emitido pelo Sol se despersaria.
O efeito estufa tem se tornado perigoso pois a queima de combustíveis fosséis, queimadas em florestas e aumento exagerado  da emissão dos gases do efeito estufa está tornando a Terra um lugar muito quente. A temperatura vem aumentando exageradamente o que pode gerar derretimento de geleiras e icebergs e afetar a circulação geral da atmosfera mudando o regime de chuvas.
A água
A água é essencial para a sobrevivência das espécies na Terra. Porém, só podemos consumir a água doce, e apesar de ¾ da superfície da Terra ser coberta por água, ela está acabando. A parte de água doce é correspondente a 2,5% desse total. Mas a parte que podemos consumir, ou seja, a parte que não está nos pólos ou em lençóis freáticos, é apenas 1%, que se concentra nos rios e lagos.
O ciclo hidrológico global é o que controla a oferta de água, pois quase toda a água que o humano utiliza é doce.
No processo natural, a água doce é fornecida somente pelas chuvas, rios e lagos, e , em parte, pelas águs continentais.
Portanto, a quantidade máxima de água doce natural que podemos pensar em utilizar, é aquela fornecida aos continentes pelas precipitações(chuvas).
A água é um bem precioso: quem pode ter acesso a ela?
Até pouco tempo, a maioria das pessoas nos EUA pensava que o abastecimento de água estava garantido. Análises científicas mostram que com a grande demanda e a quantidade de água disponível, muitas áreas do país vão sofrer escassez de água. As carências criarão conflitos entre os setores consumidores na disputa de direito ao abastecimento.
Nos últimos anos, secas amplamente noticiadas e as restrições legais ao uso de água alertaram os EUA que eles enfrentam um problema de abastecimento de água. O envolvimento do público aumenta e diminui á medida que os períodos de seca e abundância de chuvas se alteram com isso os governos não tomam providencias necessárias para urgência do caso. Aqui, alguns fatores que devem ser ponderados:
-  Podemos sobreviver com 2 litros de água por dia. Nos EUA esse consumo, considerando todos os setores consumidores, é de 6000 mil litros per capta.
-  A indústria usa cerca de 38%, e a agricultura, 43% da água dos reservatórios do país.
-  O doméstico per capta nos EUA  é duas ou três vezes maior do o na Europa, onde consumidores pagam mais pela água.               
- A maneira de aumentar o abastecimento de água, assim como a construção de barragens, reservatórios e poços é agora bem cara, pois a maioria dos locais, já foram utilizados. A avaliação de muitos fatores tem causado o adiantamento ou a rejeição das propostas de construção de novas barragens.
- A água doce usada nos EUA retorna ao ciclo hidrográfico, mas pode retornar a reservatórios que não sejam para o uso-humano, e sua qualidade pode estar degradada. Depois da irrigação, a água se torna mais salgada e fica contaminada com pesticidas. As águas poluídas chegam ao oceano.
- As mudanças climáticas podem ocasionar a redução das chuvas no Oeste, acentuando os problemas dessa região e necessitando de soluções ainda mais urgentes.


Grupo: Antônio Vitor, Clarissa Araújo, Ariel Estevam e Gabriel Viana.




domingo, 17 de março de 2013

Provas

Pessoal, amanhã temos Avaliação Parcial de Ciências.

A matéria começa na pág. 29 e vai até a 36. É sobre a Lei da Inércia.

Boa prova para todos amanhã!

Lembrete: os slides passados em turma estão disponíveis no Portal.

                                  

quinta-feira, 14 de março de 2013

Tarefas para 15/03/13

Para amanhã temos tarefas de:


  • Português: Produzindo Texto e atividades até o n°8 da pág. 47;
  • Matemática: pág. 46 n°s 2 a 6;
  • História: terminar as atividades do capítulo;
  • Geografia: pág. 25 à 47.

                                 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Intertextualidade


"Pode-se definir a intertextualidade como sendo a criação de um texto a partir de um outro texto já existente."

Com base neste conceito, vamos construir uma intertextualidade, relacionando uma história já existente com outros aspectos criados. As demais instruções estão na seção "Produzindo Texto" do livro didático. 
Bom trabalho a todos!


                                     

terça-feira, 12 de março de 2013

Tarefas para 13/03/13

Para amanhã temos tarefas de:


  • Inglês: págs. 25, 26, 29, 30 n° 2 e 31 n° 3;
  • Português: págs. 36 e 37.

                                             

segunda-feira, 11 de março de 2013

Tarefas para 12/03/2013

Para amanhã não temos tarefa!

Apenas a atividade n°26 de Ciências para quem não finalizou na sala de aula.

Lembramos também que amanhã temos Avaliação Cartográfica, sobre a América, com consulta ao Geoatlas.

Boa prova para todos amanhã!

                                           




quinta-feira, 7 de março de 2013

Tarefas para 08/03/2013

Pessoal, para amanhã temos:
  • Tarefas de Matemática: pág. 35 a 38 (questões 77 a 87);
  • Português: até a atividade n° 8 da pág. 35;
  • História: levar a avaliação assinada;
  • Apresentação do trabalho de Geografia, com vídeo, slides e síntese.

                               


quarta-feira, 6 de março de 2013

Tarefas para 07/03/2013

Pessoal, para amanhã temos:

Tarefas de:

  • Matemática: pág. 31
  • Espanhol: fazer folha de atividades e entregar como trabalho.
Avaliação de Português
Tema: Variedade linguística e interpretação de texto.

                                  

Boas Vindas

Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao blog da nossa turma. Através deste blog lembraremos vocês das tarefas e compromissos diários na escola.

Em caso de dúvida contatem-nos pelo e-mail isap9ano@hotmail.com ou através dos comentários nas postagens do blog.

Esperamos que gostem!